Coral



     Pesquisas indicam que a história do canto coral, cujas raízes estão intimamente associadas aos primórdios da história da música, confunde-se com a própria origem da humanidade. Dentro dos avanços de nossa ciência, isso hoje é fato inegável. Por essa razão, podemos definir o canto, por extensão, como um elemento primordial da criatura humana e da organização em sociedade da raça a que pertencemos. Se a música é a arte das modulações, podemos entender que ela comanda a ordem do cosmos, a ordem vocal e/ou instrumental. Para nós, humanos, ela será sempre a arte de procurar a perfeição, mesmo dentro de nossos estreitos limites de possibilidade, e o trecho aqui usado como epígrafe pretende refletir a universalidade dessa arte. E a música se afirmou como um poderoso instrumento para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e afetivo do ser humano. Através da música resgata-se a cultura e o folclore de um povo. E a um mundo e a uma civilização cujos rumos muitas vezes nos desnorteiam e por momentos nos calam, decidimos responder com o canto.
       Buscando, dentro de nossa visão de música, exercitá-la como expressão cultural e tirar proveito de seus efeitos, foi criado, em março de 2006, o Coral Municipal de Candelária.  Nesta ,ainda curta trajetória o grupo realizou muitas aplaudidas apresentações em Candelária e também fora das fronteiras do município. Sob a regência, desde sua criação, de Ana Schmitt e Cláudio Cirolini, o coro se caracteriza por aliar à interpretação musical uma postura dinâmica de seus integrantes, algumas vezes revestida de recursos cênicos, buscando valorizar as mais diferentes culturas.
         A maioria dos integrantes do Coral Municipal de Candelária descendem de imigrantes alemães, cidadãos à margem da reconstrução da Europa após as derrotas napoleônicas. Era uma Alemanha em ruínas, em que a fome castigava mesmo as classes mais altas. Os imigrantes vieram para o Sul do Brasil atraídos por promessas que depois se revelaram, em grande parte, ilusórias. Mas tanto aqui como no país que deixaram, havia um mundo novo a ser construído. Uma das características fundamentais dos cidadãos alemães é o germanismo, sentimento de amor pela Pátria que leva seus filhos a conservar os principais elementos que a compõem. E esse sentimento caracterizou os nossos imigrantes de uma forma tão intensa que os costumes, a culinária e as tradições sobreviveram até os dias de hoje, marcando profundamente a personalidade e a identidade dos cidadãos candelarienses. E dentro dessas tradições tão vivas, o canto ocupa um lugar especial, e uma grande parte do repertório do Coral Municipal é constituído das canções trazidas pelos alemães que aqui aportaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário