Historico

      A música rege nossas vidas.
        Muito antes de nossos antepassados saberem o que era e o que representava, já tinham contato com esta arte, que é tida por muitos como a única expressão poética autêntica, ou, em outras palavras, a linguagem universal, que se pode compreender em qualquer idioma. A música está em todos os lugares e se apresenta de diferentes formas, conforme a cultura ou preferências das pessoas. Ela é expressão, é mistura de sentimentos...
        A Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo, fundada em 05 de setembro de 2005, já com o intuito de instituir o seu primeiro núcleo, o Coral Municipal de Candelária que surgiu a partir do sonho de algumas pessoas da comunidade local. 
        E o que era utopia, hoje está consolidado. Atualmente, o coral conta com 42 integrantes, sendo 40 cantores e  dois regentes, Ana Maria Schmitt e Cláudio Luis Cirolini. Deste grupo, seis ainda são instrumentistas. Com uma vasta participação em encontros e apresentações, o coral municipal também foi responsável pela gravação do seu primeiro CD.
        O segundo grupo a ser criado foi o Grupo de Teatro Cara & Cor’Agem,em março de 2009, a partir das bem sucedidas encenações natalinas e durante a romaria ao Botucaraí inspiraram a criação do núcleo de arte cênica. Hoje contando com o participação permanente de cerca de 20 pessoas, sob a coordenação da professora Alveni dos Santos. O grupo já realizou diversas apresentações com destaques as peças infantis e adultas.
       A dança veio na seqüência, em abril de 2010, foi criado o grupo de danças folclóricas reunindo cerca de 16 crianças das escolas do município, onde o principal objetivo é realizar apresentações de danças dos mais diversos povos que nos deram influencia. A estréia foi no dia 05 de setembro de 2010, durante o aniversario da ACCEV, e desde então sobe a orientação da professora Pauline Louise Kelermann Kearcher tem realizado belas apresentações.
       Em agosto de 2010, um grupo de jovens procurou a associação para manifestar interesse em criar um grupo de danças gaúchas, que hoje é orientado pelo professor Alan da Silva Rodrigues, no intuito de cultivar as tradições de nosso estado, a proposta foi aceita e os dois grupos de dança, o Folclórico e o Gaúcho, formaram um único grupo, o Dançarthe.
       Hoje a Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo já tem no seu currículo importantes participações na promoção da cultura de seu povo e busca sempre a ampliação e qualificação destas iniciativas, que de fato mexem com as emoções das pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário